Skip to content

Frete Marítimo Internacional: Um Papo Sobre Desafios do Mercado Atual

A pandemia trouxe um novo olhar para o mundo quando o assunto é consumo de bens materiais, tendo em vista que* antes tínhamos uma procura mais equilibrada entre serviços e produtos e hoje, por conta dos reflexos provocados pela pandemia, como o próprio lockdown, home office e até mesmo uma nova postura dos consumidores, tivemos um aumento considerável no consumo de bens e produtos. E isso se deve por conta de as pessoas terem passado mais tempo em casa, passando a cuidar desse ambiente, seja com uma ampliação, renovação, novos móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, artigos de decoração etc.

Um cenário econômico instável com cargas concentradas nos portos e aeroportos e o acúmulo de pedidos nas fábricas para abastecimento global, principalmente da China, primeiro país afetado pela pandemia e um dos mais rigorosos na política de lockdown, é razoável dizer que a atualidade exige uma cautela e estratégia ainda mais assertiva dos players do mercado.

Vale dizer que estamos nos referindo a uma indústria que há poucos anos estava saturada, trabalhando por um longo período com seus “altos e baixos”, os famosos peak season e low season, sendo este último o principal motivo de investimentos mais conservadores nesta indústria, tendo até mesmo big players considerado retirar rotas/serviços ofertados por baixa rentabilidade.

Hoje, no entanto, a situação é diametralmente oposta, pois estamos lidando com um mercado superaquecido, com os custos logísticos em patamares nunca vistos, seja no aspecto internacional de frete marítimo ou aéreo ou ainda no âmbito nacional pela falta de caminhões e caminhoneiros para viabilizar o transporte das cargas até os terminais mundo afora. Como se não bastasse, diversos setores públicos estratégicos em greve, paralisação, redução de jornada de trabalho ou até mesmo redução de staff, e claro, existe sempre o risco de um novo lockdown em caso de um novo surto da COVID, tal qual estamos testemunhando na China e Europa, por exemplo.

O resultado da soma de todos estes fatores é na verdade uma grande instabilidade nos preços e disponibilidade de espaço no mercado. Pode se exemplificar com a breve constatação, pois em um curto intervalo de tempo (uma janela de 2 ou 3 anos), tivemos o custo de frete de importação marítima da China, por exemplo, aumentando de USD 800,00 por container para USD 13.000,00, sendo posteriormente reduzido para USD 5.000,00 e agora retornando para a casa dos USD 10.000,00 por container. Percebe-se com clareza a partir deste exemplo como é importante antecipar a sua demanda para evitar que sua mercadoria fique parada no porto ou na fábrica, devendo ser adotado um prazo de 01 (um) mês de antecedência, no mínimo, para que você possa assegurar o espaço no navio, com o ‘melhor preço’.

Conseguir a reserva no navio é só o começo da jornada, conforme mencionado anteriormente, ainda temos todo o desafio de coletar e entregar a carga nos terminais a tempo de cumprir com todos os prazos documentais e físicos da mercadoria.

Ainda usando a China como exemplo de mercado, é preciso levar em consideração que os fretes são geralmente negociados mensalmente, e na China, quinzenalmente. Assim sendo, caso a sua carga seja transferida por falta de espaço no navio, falta de equipamento ou por qualquer outro motivo alheio ao seu controle, o custo de frete internacional pode subir e ainda lhe ocasionar custos adicionais com diárias de container, armazém, caminhões etc.

Os desafios enfrentados hoje são de fato preocupantes e de tirar o sono, a previsão para que o cenário volte a melhorar, na melhor das hipóteses, é somente no ano de 2023 quando começam a chegar as novas frotas de navios (maiores em alocação e capacidade de carga TEUS/TONS) e os novos pedidos de contêineres no mercado – de acordo com American Shipper Magazine. (Demand for shipping containers is falling – FreightWaves)

A grande interrogação é se essa nova frota conseguirá suprir adequadamente a alta demanda que temos hoje, aliviando assim o mercado para que volte a trabalhar com períodos de folgas, atuando para provocar uma amenização da turbulência causada pela falta de espaço e variação positiva e constantes de preço.

No nosso Instagram @uwldobrasil deixamos 03 dicas importantes para você que está querendo embarcar sua carga, dá uma olhada lá e deixa seu comentário para nós! Aproveite e participe da seguinte discussão: “Você concorda que em 2023 já teremos uma melhora de cenário?”

Comments