Skip to content

O que você precisa saber

🔎 Incoterms® 2020: Entendendo Significados, Tipos e Escolhas Adequadas
Os Incoterms® representam um conjunto de orientações e regras estabelecidas pela Câmara Internacional do Comércio (ICC) para definir quem é responsável pelo transporte e seguro de mercadorias nas transações comerciais internacionais, estas orientações passam por revisões a cada década. Hoje, os termos em vigência são os  Incoterms® 2020.

📃 Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do tema.


Desvendando os Incoterms®: Significado e Importância
Os 'Incoterms são alicerces essenciais para qualquer transação de compra e venda em escala global. A sigla deriva de "International Commercial Terms", traduzida como "Termos Internacionais de Comércio". Atualizados a cada década, esses termos desempenham um papel crítico ao estabelecer as bases sobre quem suportará os custos e as responsabilidades referentes ao transporte e seguro das mercadorias.

A edição mais recente, os Incoterms® 2020, representa um guia indispensável para todas as partes envolvidas nas negociações internacionais. Esses termos simplificam a criação de contratos transparentes e definem claramente as responsabilidades de cada parte.

Quem utiliza os Incoterms®?
Os Incoterms® são utilizados principalmente por importadores e exportadores e tradings. Vale destacar que sua utilização não é obrigatória — isto é, são de uso facultativo pelas partes em um contrato de compra e venda de mercadorias.


Classificação e Grupos dos Incoterms® 2020
Os Incoterms® 2020 são categorizados em quatro grupos distintos, identificados pelas letras C, D, E e F. Cada agrupamento define regras específicas que determinam como os custos e riscos serão divididos entre o exportador e o importador.


1. Grupo E - Ex Works (EXW)
Neste grupo, o exportador coloca a mercadoria à disposição do importador em suas instalações ou fábrica, transferindo todos os custos e riscos para o importador.

2. Grupo F (Free Carrier - FCA, Free Alongside Ship - FAS, Free on Board - FOB):
O exportador entrega a mercadoria a um transportador internacional designado pelo importador. As responsabilidades e custos variam conforme o Incoterm específico.

3. Grupo C (Cost and Freight - CFR, Cost, Insurance and Freight - CIF, Carriage Paid To - CPT, Carriage and Insurance Paid To - CIP)
O exportador é responsável pelo transporte principal, mas não assume danos ou custos após o despacho e desembarque.

4. Grupo D (Delivered At Terminal - DAT, Delivered Place - DAP, Delivered Duty Paid - DDP)
Neste grupo, o exportador é encarregado de entregar a mercadoria no local de destino acordado, assumindo todos os custos e riscos até a chegada.



tabela-incoterms-2020-1536x951.jpg

Selecionando o Incoterm® Adequado

A escolha precisa do Incoterm® é fundamental para evitar problemas e desentendimentos durante as transações. Aqui estão algumas diretrizes para tomar a decisão acertada:

1. Negocie
A habilidade de negociar é crucial no comércio internacional. Busque um acordo que beneficie ambas as partes e considere a disposição do fornecedor em chegar a um consenso.

2. Leve em Conta Todos os Custos
Considere todos os custos associados ao transporte, incluindo taxas, impostos e despesas adicionais. Isso garantirá que não haja surpresas desagradáveis.

3. Escolha Parceiros Confiáveis
Negocie apenas com empresas respeitáveis e confiáveis para minimizar riscos desnecessários.

O Incoterm® Mais Popular de Todos: Free On Board (FOB)
O Incoterm® 2020 mais amplamente utilizado é o "Free On Board" (FOB), que oferece flexibilidade e equidade nas negociações entre comprador e vendedor.


O FOB é aplicável ao transporte marítimo e atribui ao exportador a responsabilidade até que a mercadoria esteja a bordo do navio escolhido pelo comprador. Depois do desembarque no país de destino, o comprador assume os custos correspondentes. 

O Sucesso das Transações Internacionais 
Dominar os Incoterms® 2020 é muito importante para contribuir com o sucesso das transações internacionais. Esses termos fornecem diretrizes claras sobre responsabilidades, custos e riscos, facilitando negociações e parcerias eficazes entre as partes envolvidas. Ao compreender esses termos e aplicá-los de maneira estratégica, as empresas podem estabelecer relações comerciais sólidas e bem-sucedidas em todo o mundo.

 

Se a sua empresa está considerando importar ou exportar, nós estamos prontos para te auxiliar.
👉 Clique aqui para falar com um especialista UWL e saiba como podemos atender as particulariades do seu negócio.


Source:
Logcomex

Comments