Seu Resumo Quinzenal do #Mundo Comex - Navegue nas principais notÃcias do mercado internacional e nacional.
Você sabia? O Canal do Panamá não utiliza água do oceano para encher suas eclusas, na verdade, elas são preenchidas a partir do Lago Gatún. Quando os nÃveis de água no lago estão baixos devido à seca, a Autoridade do Canal do Panamá impõe restrições de calado para evitar que as embarcações fiquem presas durante a travessia do canal.
Atualmente, o Panamá está enfrentando condições de seca e anunciou restrições de calado para as embarcações que transitam pelo Canal do Panamá. A restrição de calado de 44 pés, que começa em 30 de maio, afetará grandes navios porta-contêineres com capacidade para 6.000 TEUs ou mais. As transportadoras podem reduzir a carga em seus navios e/ou restringir o carregamento de contêineres pesados para cumprir as restrições de calado e garantir uma travessia segura pelo canal. Essas restrições afetarão principalmente o transporte de cargas da Coreia/Japão para a Costa Leste dos Estados Unidos, bem como do Norte e Leste da China para a Costa Leste dos Estados Unidos. Em relação ao peso do contêiner, os contêineres carregados com mais de 7 toneladas correm maior risco de serem rejeitados. Remetentes com excesso de peso devem considerar rotas alternativas via Canal de Suez para minimizar o risco de seus embarques.
Para obter mais informações sobre o Canal do Panamá, bem como futuros avisos relacionados às restrições de calado, consulte o site oficial do PanCanal.
O Ministro Márcio França anunciou um aumento significativo de 17% no orçamento destinado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Segundo França, uma parte desse valor será direcionada para impulsionar a navegação nas hidrovias do Brasil. Essa iniciativa se tornou uma prioridade do novo Governo Federal, que busca promover o desenvolvimento e facilitar o acesso dos produtores aos grandes centros comerciais. Com melhorias estruturais e mecanismos que tornem o transporte hidroviário mais atrativo, pretende-se fortalecer o setor e aproximar os produtores das oportunidades comerciais.
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução do imposto de importação para 0% até 31 de dezembro de 2025 para um conjunto de 628 máquinas e equipamentos industriais sem produção no Brasil. Essa medida visa reduzir custos para investimentos produtivos e gerar empregos em várias regiões do paÃs.
A medida, aprovada em reunião presidida pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no dia 09 deste mês (09/05), contou com a presença de membros da Camex e técnicos dos órgãos que compõem a entidade. A redução tarifária será aplicada a equipamentos importados dos Estados Unidos, da China, da Alemanha e da Itália, paÃses com forte presença no mercado de máquinas e equipamentos industriais. Clique para ler a matéria completa.
Brand New DC Near NY/NJ Ports We now have racked and floor distribution space available at our WDS Linden facility in NJ. Learn more here. |
Spotlight: Reefer Service Did you know? We provide refrigerated export services to Busan, KR with a transit of just 12 days. |
Air Cargo Capacity In need of reliable air freight service? We have capacity available. Contact us for rates and more information. |